Bob Marley e os grandes nomes do reggae

Reprodução

Bob Marley o grande ícone do reggae.

Bob Marley criou o grupo The Wailers em 1962 junto com os músicos e cantores Bunny Wailer e Peter Tosh.

 

Reprodução

Estreando em uma grande gravadora, a Island Records, o The Wailers lançou em 1973 o álbum Catch a Fire e começou a ganhar fama internacional.

Reprodução

Bob Marley foi responsável por popularizar o reggae fora da Jamaica estourando com No Woman, no Cry, lançada em 1974. Sua versão mais conhecida é a do disco Live! (ao vivo), mas também aparece na coletânea Legend (foto), de 1984, que se tornou o disco de reggae mais vendido de todos os tempos, com mais de 10 milhões de cópias vendidas no mercado americano.

Reprodução

Outro grande nome do reggae (e um de seus pioneiros, também) é o jamaicano Jimmy Cliff, que está na ativa desde os anos 60. Jimmy é considerado um dos grandes mestres do gênero e foi um dos primeiros a introduzir o gênero na Europa. Alguns seguidores mais radicais do reggae acusam o cantor de abandonar as origens, fazendo com que ele fosse morar na Inglaterra.

Reprodução

O grupo britânico UB40 (formado em 1978) também é fortemente influenciado pelo reggae. Eles popularizaram o gênero entre os ingleses brancos da classe operária. A influência operária na banda está até no nome: UB40 é uma abreviação de Unemployment Benefit 40 (o seguro desemprego britânico). Eles fizeram vários (e bem-sucedidos) shows no Brasil.

Reprodução

Ziggy Marley, um dos 13 filhos de Bob, seguiu os passos do pai e formou na década de 80, com alguns de seus irmãos, o grupo de reggae Ziggy Marley & The Melody Makers, mantendo o caráter político presente nas músicas do pai.

Reprodução

De origem jamaicana, o grupo Inner Circle foi formado em 1968 pelos irmãos Lewis e continua na estrada até hoje. A música Bad Boys estourou em 1987 e virou até trilha sonora do seriado americano Cops. Eles fizeram bastante sucesso no Brasil nos anos 90.

Divulgação/EMI

Criada em 1986, o Cidade Negra recebeu influências do reggae, soul e pop. A banda que já foi liderada por Tony Garrido, hoje é formada por Alexandre Massau nos vocais, Bino Farias no baixo e Lazão na bateria.

Reprodução

A banda Tribo de Jah foi formada em 1980 no Maranhão por alunos da Escola de Cegos do Maranhão liderados pelo seu professor, o cantor, compositor e guitarrista Fauzi Beydoun. Eles continuam a dar shows pelo Brasil com até uma recente passagem pelos Estados Unidos.

Reprodução

O cantor, compositor e guitarrista gaúcho Luis Vagner teve suas músicas gravadas por pessoas como Sílvio Brito, Ronnie Von, Bebeto, Wando e Lady Zu. Ele é um dos pioneiros do reggae no Brasil, ritmo que divulgou em sua carreira solo.

Reprodução

Gilberto Gil ajudou a popularizar o reggae no Brasil ao gravar em 1979 Não Chore Mais, versão em português para No Woman No Cry, de Bob Marley, e também por fazer shows ao lado do jamaicano Jimmy Cliff no início dos anos 80. Gil também gravou um disco só com canções de Bob Marley.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s