A origem do reggae

O Reggae tem origem na Jamaica, resultado da evolução de musicas rituais da cultura africana, (que se tornou presente na ilha caribenha devido ao trafico de escravos no século XVII e XIV) que se juntando a cultura nativa, primeiramente gerou o “mento”, que era uma espécie de calypso que usava uma grande variedade de instrumentos artesanais, como flautas e banjos. Ainda hoje, ao exemplo do jongo no Brasil, que é o pai do samba que existe hoje, existem bandas de mento na Jamaica.
Nos anos 50 começou uma grande migração para ilha, pessoas vinham da América do norte, e até mesmo da Europa, e lógico, levaram em suas bagagens as musicas que escutavam em sua terra natal. Em Kingston o que mais se ouvia no fim daquela década, era o R&B americano, que tinha o cunho de lamento, vindo do Mississipi, o que teve grande identificação pelo publico jamaicano, que também era um povo oprimido. Então começaram-se a se formar grupos musicais nativos que tocavam R&B, mas, é lógico, do seu jeito. Isso tudo, culminou, em 1961 no lançamento de “Öh Carolina” , uma tentativa do produtor dj Prince Buster de misturar a R&B com os sons dos rituais Rastafaris. Algo inovador até então. Com isso começou a se valorizar mais a identidade cultural da ilha, que alcançou seu ápice em agosto do ano seguinte, com a independência da Jamaica.
O Próximo passo, foi o nascimento do SKA, que se originou, quando os discos de R&B, começaram a ficar difíceis de se encontrar, devido a efervescência de talentos locais. Os músicos locais começaram a misturar os ritmos nativos, com o swing das big bands americanas, inclusive, era tocado por grandes orquestras e teve a adição do naipe de metais.
Já no meado de 68, devido a eventos traumáticos na carreira dos Skatalites(principal banda de ska da época) o ska teve uma perda de popularidade, o que deixou em aberto novamente um espaço para a mente criativa daquele povo funcionar. Geralmente atribui-se a Hopeton Lewis, o primeiro pedido de desacelaração da musica SKA, para que pudesse se encaixada uma letra, o que mais tarde veio a se tornar um ritmo chamado de rckstaedy. Algum tempo depois, foi retomado o andamento de R&B mas com os mesmo elementos do SKA. A adição da guitarra e do BAIXO elétrico, nas bandas, foi fundamental para que os contrabaixistas da época pudessem criar fraseados mais ágeis, o que se tornou, mais tarde um característica do reggae.
Os wailers, junto com Bob Marley, começaram como uma banda de rocksteady, mas começaram a inovar por si só causando uma grande revolução na musica Jamicana até chegarem ao reggae roots, que conhecemos hoje.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s